top of page

Breve história do Rito Adonhiramita

 

​

Rito é um conjunto de regras com as quais se praticam com certa regularidade um complexo de cerimônias, sendo que na Maçonaria, cada Rito possui um conjunto de regras para a prática do seu cerimonial, sem, no entanto, haver qualquer diferença quanto à ideologia e aos Princípios Gerais da Ordem.

 

O mais antigo documento conhecido referindo-se ao Mestre Arquiteto do Templo de Salomão sob a denominação de Adonhiram é o “Catecismo dos Franco-Maçons ou O segredo dos Franco-Maçons”, publicado em 1744 por Léonard Gabanon.

 

No que se refere aos três graus simbólicos de Aprendiz, Companheiro e Mestre, o Rito Adonhiramita surgiu posteriormente a data em que a Maçonaria Inglesa se instalou na França, o que se deu após 1725 com a criação do terceiro grau, Mestre Maçom. O Rito teve sua origem na crença dos franceses de que o principal construtor do Templo do Rei Salomão foi Adonhiram e não Hiram Abiff. Os adeptos dessa teoria eram chamados de Adonhiramitas. Um desses maçons, que se chamava Louis Guillemain de Saint Vitor em 1781 publicou um livro intitulado “Compilação Preciosa da Maçonaria Adonhiramita”, contendo inicialmente, os 4 primeiros graus, seguido de um segundo volume contendo os graus do 5º ao 12º, provavelmente um trabalho recuperado do Barão Théodore Henry Tschoudy (1730-1769), cuja publicação dos volumes ocorreu na França em 1785.

 

A Maçonaria Adonhiramita teve ampla explosão na França e foi muito popular entre as tropas de Napoleão que o divulgaram pelas colônias francesas e posteriormente se difundiu para Portugal chegando a dominar o Grande Oriente Lusitano. No Brasil, o Rito Adonhiramita foi introduzido regularmente em 15 de novembro de 1815, com a fundação da Loja Comércio e Artes na cidade do Rio de Janeiro. Essa Loja iniciou D. Pedro I, Príncipe Regente do Brasil, em 02 de agosto de 1822 adotando o nome histórico de Guatimozín.

 

O Rito Adonhiramita é histórico e tradicional, pois foram preservadas em toda sua essência, suas tradições ritualísticas e práticas iniciáticas da antiguidade, algumas das quais, datam do surgimento da própria Maçonaria Operativa. É um Rito metafísico, esotérico, místico, derivado do Rito de Heredon e que abrangia 12 graus até 1873, sendo 3 simbólicos e 9 filosóficos, coroados com o de Cavaleiro Noaquita. Em 2 de junho de 1973, o Rito passou a compor-se de 33 graus e sua Oficina-Chefe denominou-se Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita. A beleza e esoterismo desse Rito, tem atraído um número cada vez maior de obreiros em busca de desenvolvimento espiritual e filosófico.

 

Fontes:

Livro: Iniciação à Maçonaria Adonhiramita – Aprendiz – Melkisedek;

Livro: O Companheiro Adonhiramita – Melkisedek;

Livro: A Maçonaria Adonhiramita e o Escocismo – José Daniel da Silva;

Livro: Tratado elementar da Maçonaria Adonhiramita -Luiz Muller;

Revista Ciência e Maçonaria – Vol4, jan/jun 2017 – Anais do Congresso: A gênese da maçonaria adonhiramita no Brasil e Análise dos objetos maçônicos de D. Pedro I

 

bottom of page